"Coaching" em Desenvolvimento Sustentável
Coaching in Sustainable Development


"Benchmarking" em Sustentabilidade
Benchmarking in Sustainability


Comunicação Interna e Externa em Desenvolvimento Sustentável
Internal and External Communication in Sustainable Development


Relatórios em Sustentabilidade e Meio Ambiente
Reports on Sustainability and Environment


Orientação em Conselhos Consultivos de Desenvolvimento Sustentável
Guidance in Advisory Councils for Sustainable Development


 


Lançado uma década depois da realização da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, no Rio, e durante a Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo, o livro “O bom negócio da sustentabilidade”, de autoria de Fernando Almeida, marcou história. Pela primeira vez no Brasil, uma publicação reunia, num único espaço, a articulação das três dimensões do desenvolvimento sustentável – a econômica, a social e a ambiental - dentro da perspectiva do mundo tripolar – empresas, governos e sociedade civil organizada.


O livro foi lançado nas principais capitais do país e, em Lisboa, durante o ano de 2002 pela Editora Nova Fronteira. Apesar do impacto positivo produzido pelo pioneirismo, o próprio autor admitiu no prefácio que sua obra não tinha um caráter definitivo: “... este livro não deve ser visto como um documento acabado, mas sim como o registro de um processo em andamento, sujeito a atualizações e ajustes ao longo do tempo e do caminho. Para esse processo contribuem e contribuirão todos aqueles que sabem que buscar a sustentabilidade é almejar a perenidade”.


A dinâmica prevista ocorreu. A essência do pensamento de Fernando Almeida exposta em “O bom negócio da sustentabilidade” permanece, mas muitas percepções foram alteradas pelos fatos registrados no decorrer da primeira década do novo milênio. A principal delas está no senso de urgência para impedir que o processo de degradação dos recursos naturais e do esgarçamento do tecido social inviabilizem condições dignas de vida para as gerações que virão já nos próximos cem anos.


O senso de urgência mostrou-se inexorável a partir das constatações dos mais densos e sérios inventários científicos promovidos pela ONU, em especial a Avaliação Ecossistêmica do Milênio e o relatório sobre mudanças do clima do IPCC. Os dilemas contidos nas conclusões dos especialistas inspiraram Fernando Almeida a escrever o segundo livro: “Os desafios da sustentabilidade – uma ruptura urgente”, lançado cinco anos depois do primeiro, desta vez pela Editoria Elsevier Campus.


Nesse segundo livro, o autor reavalia suas convicções expostas no primeiro e concluiu que, isoladamente, o bom negócio obtido por práticas de ecoeficiência e responsabilidade social corporativa não será suficiente para produzir as transformações exigidas e, assim, garantir a sobrevivência da espécie humana.


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