O livro “O Brasil de Lula – retrospectiva 2003-2005 e perspectiva para 2006” foi lançado no final do primeiro mandato do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Numa produção do Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança, sediado em Lisboa, o livro traz uma coletânea de artigos de 14 especialistas abordando temas centrais da administração pública, tais como relações externas, economia, política, sociedade e meio ambiente.
Fernando Almeida escreveu um artigo de 15 páginas sob o título “A transversalidade e a meta do desenvolvimento sustentável”, no qual fez uma análise do processo histórico do início do movimento ambientalista até o então recente estudo da ONU Avaliação Ecossistêmica do Milênio.
No plano interno, Fernando Almeida detecta no artigo distorções básicas na condução política do governo, principalmente pela dificuldade de inserir a dimensão ambiental na gestão pública. O autor sugere a criação da Câmara Interministerial de Desenvolvimento Sustentável, cujo objetivo consiste em integrar ações governamentais no sentido de que qualquer medida tenha como foco principal a articulação harmoniosa das vertentes econômica, social e ambiental, permitindo, assim, que a transversalidade permeie todas as áreas do poder Executivo.
|